quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleições!!!


O VOTO DO NORDESTE: para além do preconceito

Tânia Bacelar de Araujo-

A ampla vantagem da candidata Dilma Rousseff no primeiro turno no Nordeste reacende o preconceito de parte de nossas elites e da grande mídia face às camadas mais pobres da sociedade brasileira e em especial face ao voto dos nordestinos. Como se a população mais pobre não fosse capaz de compreender a vida política e nela atuar em favor de seus interesses e em defesa de seus direitos. Não “soubesse” votar.


Desta vez, a correlação com os programas de proteção social, em especial o “Bolsa Família” serviu de lastro para essas análises parciais e eivadas de preconceito. E como a maior parte da população pobre do país está no Nordeste, no Norte e nas periferias das grandes cidades (vale lembrar que o Sudeste abriga 25% das famílias atendidas pelo “Bolsa Família”), os “grotões”- como nos tratam tais analistas – teriam avermelhado. Mas os beneficiários destes Programas no Nordeste não são suficientemente numerosos para responder pelos percentuais elevados obtidos por Dilma no primeiro turno : mais de 2/3 dos votos no MA, PI e CE, mais de 50% nos demais estados, e cerca de 60% no total ( contra 20% dados a Serra).


A visão simplista e preconceituosa não consegue dar conta do que se passou nesta região nos anos recentes e que explica a tendência do voto para Governadores, parlamentares e candidatos a Presidente no Nordeste.

A marca importante do Governo Lula foi a retomada gradual de políticas nacionais, valendo destacar que elas foram um dos principais focos do desmonte do Estado nos anos 90. Muitas tiveram como norte o combate às desigualdades sociais e regionais do Brasil. E isso é bom para o Nordeste.

Por outro lado, ao invés da opção estratégica pela “inserção competitiva” do Brasil na globalização - que concentra investimentos nas regiões já mais estruturadas e dinâmicas e que marcou os dois governos do PSDB -, os Governos de Lula optaram pela integração nacional ao fundar a estratégia de crescimento na produção e consumo de massa, o que favoreceu enormemente o Nordeste. Na inserção competitiva, o Nordeste era visto apenas por alguns “clusters” (turismo, fruticultura irrigada, agronegócio graneleiro...) enquanto nos anos recentes a maioria dos seus segmentos produtivos se dinamizaram, fazendo a região ser revisitada pelos empreendedores nacionais e internacionais.

Por seu turno, a estratégia de atacar pelo lado da demanda, com políticas sociais, política de reajuste real elevado do salário mínimo e a de ampliação significativa do crédito, teve impacto muito positivo no Nordeste. A região liderou - junto com o Norte - as vendas no comercio varejista do país entre 2003 e 2009. E o dinamismo do consumo atraiu investimentos para a região. Redes de supermercados, grandes magazines, indústrias alimentares e de bebidas, entre outros, expandiram sua presença no Nordeste ao mesmo tempo em que as pequenas e medias empresas locais ampliavam sua produção.

Além disso, mudanças nas políticas da Petrobras influíram muito na dinâmica econômica regional como a decisão de investir em novas refinarias (uma em construção e mais duas previstas) e em patrocinar - via suas compras - a retomada da indústria naval brasileira, o que levou o Nordeste a captar vários estaleiros.

Igualmente importante foi a política de ampliação dos investimentos em infra-estrutura – foco principal do PAC – que beneficiou o Nordeste com recursos que somados tem peso no total dos investimentos previstos superior a participação do Nordeste na economia nacional. No seu rastro,a construção civil “bombou” na região.

A política de ampliação das Universidades Federais e de expansão da rede de ensino profissional também atingiu favoravelmente o Nordeste, em especial cidades médias de seu interior. Merece destaque ainda a ampliação dos investimentos em C&T que trouxe para Universidades do Nordeste a liderança de Institutos Nacionais – antes fortemente concentrados no Sudeste - dentre os quais se destaca o Instituto de Fármacos ( na UFPE) e o Instituto de Neurociências instalado na região metropolitana de Natal sob a liderança do cientista brasileiro Miguel Nicolelis que organizará uma verdadeira “cidade da ciência” num dos municípios mais pobres do RN ( Macaíba).

Igualmente importante foi quebrar o mito de que a agricultura familiar era inviável. O PRONAF mais que sextuplicou seus investimentos entre 2002 e 2010 e outros programas e instrumentos de política foram criados ( seguro – safra , Programa de Compra de Alimentos, estimulo a compras locais pela Merenda Escolar, entre outros) e o recente Censo Agropecuário mostrou que a agropecuária de base familiar gera 3 em cada 4 empregos rurais do país e responde por quase 40% do valor da produção agrícola nacional. E o Nordeste se beneficiou muito desta política, pois abriga 43% da população economicamente ativa do setor agrícola brasileiro.

Resultado: o Nordeste liderou o crescimento do emprego formal no país com 5,9% de crescimento ao ano entre 2003 e 2009, taxa superior a de 5,4% registrada para o Brasil como um todo, e aos 5,2% do Sudeste, segundo dados da RAIS.

Daí a ampla aprovação do Governo Lula em todos os Estados e nas diversas camadas da sociedade nordestina se refletir na acolhida a Dilma. Não é o voto da submissão - como antes - da desinformação, ou da ignorância. É o voto da auto- confiança recuperada, do reconhecimento do correto direcionamento de políticas estratégicas e da esperança na consolidação de avanços alcançados – alguns ainda insipientes e outros insuficientes. É o voto na aposta de que o Nordeste não é só miséria (e, portanto, “Bolsa Família”), mas uma região plena de potencialidades.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Eleições 2010- 2º Turno!


Com a aproximação do Segundo turno o candidato José Serra se prepara para conseguir mais votos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Por que voto em DILMA!!!


Por que voto em Dilma:



1- Pela duplicação da BR-101, ligando Recife/João Pessoa. A duplicação é bem maior mas me beneficia nesse trecho.
Lembro das dezenas de vezes que fui ao Sul e Sudeste e andava naquelas estradas duplicadas, as vezes três faixas e agente aqui se arriscando numa estrada velha, sem conservação(só operação tapa-buraco) e perigosa, com acidentes todos os dias.
Sofri 10 anos nessa estrada(101 - Recife/João Pessoa/Recife). Mas isso mudou.

2- Desde que me entendo de gente que ouço falar em Suape. Todo mundo briga para ser o "pai" de Suape e todos deram um pouco de contribuição, desde Eraldo Gueiros, Moura Cavalcanti, Nilo Coelho, MM, Roberto Magalhães, Arraes, Joaquim e Jarbas. Todos como governadores porque MM como vice presidente de FHC não trouxe um prego para Suape.
Mas agora não. Com Lula e Eduardo Campos Suape deixou de ser um projeto e um sonho e virou uma grande realidade sem volta. O futuro de PE está lá.
E com essa vitória histórica e humilhante( a maior da história do Brasil - quase 90%) de Eduardo Campos em Jarbas e MM, com a eleição dos dois Senadores, Humberto e Armando, de 20 dos 25 Deputados Federais, de 33 dos 49 Deputados Estaduais é que a coisa vai ser ainda melhor para Pernambuco e o povo de PE reconheceu e referendou o trabalho de Lula e Eduardo.

3- Voto pela transposição do Rio São Francisco, obra que saiu do papel e vai beneficiar milhões de nordestinos que sofrem na "secular indústria da seca" e agora terão água para viverem com dignidade e não mais precisar sair de sua terra em troca de uma esmola(retirantes) como bem cantou nosso Luís Gonzaga.

4- Voto pela estabilidade da economia na região Nordeste.
Lembro, no "bom dia Brasil" de dois anos atrás, uma reportagem com o Presidente da Associação dos Construtores de Minas Gerais que estavam com um problema seríssimo por falta de mão de obra qualificada na construção civil e ele dizia: "estamos com um problema sério pois nosso grande fornecedor de mão de obra profissional sempre foi o Nordeste, mas agora eles estão ficando por lá e nós precisamos aprender a fazer pedreiros, carpinteiros, ferreiros e outros profisionais da construção civil". Isso porque alguém olhou o Nordeste e resolveu investir nele, que sempre foi esquecido pelos governos sulistas.

5- Voto pela melhoria de vida em geral. Minha vida e da minha família melhorou muito nesses últimos anos. Mas da minha empregada também. Isso é justo e muito bom.

6- Voto pela transnordestina que saiu do papel e vai gerar milhares de empregos e aquecer ainda mais as regiões Norte e Nordeste.

7- Voto porque não posso votar em alguém que declarou que o Nordeste é o câncer do Brasil e que sempre trabalhou contra o Nordeste em Brasília.

8- Voto pela liberdade democrática e estabilidade política do Brasil e repudio a calúnia, difamação e violência como estamos vendo nessa campanha, principalmente nesse segundo turno.

9- Voto pela consolidação do Brasil no cenário internacional. Só quem não admite e respeita o trabalho de Lula são (uma parte discriminatória e preconceitosa) os brasileiros.
No resto do mundo ele é respeitado e reconhecido pelo seu trabalho.

10- Voto em solidariedade a Dilma e em repúdio a dezenas de mail´s que recebo por dia com mentiras, calúnias, montagens que fazem contra ela. A maioria das pessoas que me enviam são religiosas, alguns vivem nas igrejas, mas praticam o "faça o que digo. Não faça o que faço".

Por tudo isso, dia 31 de outubro de 2010:

VOTO EM DILMA 13.

E MUITO OBRIGADO PRESIDENTE LULA.

Raymundo Diniz.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eleições!!!!


Exponho toda a minha indignação diante dessa campanha imunda do Serra! Emails absurdos e caluniosos circulam na internet e o pior é que pessoas esclarecidas acreditam e propagam tais ideias... Me recuso a acreditar que o povo brasileiro esqueceu todos os anos de atraso e não reconhecem os avanços do governo Lula. Quem acha que não mudou nada ou que os petistas só deram continuidade ao governo FHC, vá numa comunidade perto da sua casa e veja as mudanças na casa e na vida das pessoas... Antigamente a casa própria era sonho distante, carro era luxo. Meus avós morreram pagando aluguel, meus pais conseguiram comprar uma casa após 14 anos de casados e EU antes de casar já tinha meu carro e meu apartamento.
Nesse 31 de outubro temos a obrigação e responsabilidade de não retroceder no progresso do nosso país.

POR ISSO AFIRMO,REFORÇO E CONFIRMO- DILMA 13!!!!!
 
Eu e as coisas do mundo.... Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino